No momento, você está visualizando O QUE É MACRO E MICROAMBIENTE?

O QUE É MACRO E MICROAMBIENTE?

Eu sempre pensei que se o empreendedor, autônomo ou gestor não conhece de perto o microambiente e o macroambiente do seu negócio, ele não conhece o seu negócio de fato. Vamos conhecer os conceitos desses ambientes, para compreender as suas importâncias.

Microambiente

É o conjunto de forças e condições que se originam no ambiente interno da modalidade do negócio, como: fornecedores, distribuidores, clientes, credores, concorrentes e acionistas, bem como sindicatos e a comunidade em que o negócio opera. Esses grupos afetam a capacidade do gestor ou da empresa de produzir diariamente, semanalmente e mensalmente, porém são os grupos que possibilitam um acompanhamento e controle. Destaco a seguir os principais que devem ser conhecidos afundo:

Fornecedores – É muito importante que o gestor garanta um fornecimento confiável de recursos. Além da confiabilidade, o custo desse fornecimento deve ser analisado e comparado de forma aprofundada, pois a eficácia no sistema de abastecimento determina a sobrevivência e o crescimento da organização a longo prazo.

Distribuidores – As decisões sobre como distribuir produtos aos clientes possuem um efeito de extrema importância no desempenho organizacional. O Marketplace é uma das soluções para solucionar os problemas com os distribuidores, evitando intermédios e canalizando as vendas diretamente para sua empresa.

Clientes – Uma empresa deve atender às necessidades e desejos de seus clientes, ou, exceder as expectativas dos clientes, e se o gestor não entender a fundo o perfil do seu consumidor, ele não conseguirá exceder as suas expectativas.

Concorrentes – Analisar os concorrentes é uma das melhores opções para aprender os caminhos que eles conseguem chegar até os clientes. Os concorrentes podem ser DIRETOS, quando possuem os mesmos 4 P´s que seu negócio ou INDIRETO, quando um ou todos os 4 P´s do negócio diferem do seu. Conheça os INDIRETOS e seja íntimo dos DIRETOS!

Macroambiente

Este ambiente refere-se às amplas forças econômicas, socioculturais, políticas, legais e tecnológicas que afetam a empresa e seu ambiente operacional. Essas forças se originam além da situação operacional da empresa. O macroambiente também é chamado de ambiente externo ou remoto, que não pode ser controlado, no qual apresenta ameaças e oportunidades que podem ser mais difíceis de lidar, do que com os eventos do microambiente.

Forças Econômicas – Essa força afeta as condições de aquisição e do mercado de vendas. Atuar com preços baixos e boas condições de compra é primordial para garantir o mercado para si, porém questões como: câmbio de moeda, valor de commodities, bolsa de valores e crises na economia podem afetar as condições ideais para o sucesso do negócio.

Forças Políticas e Legais – As forças políticas e legais são paralelas ao ambiente social. Aqui no Brasil as leis que regem o macroambiente incluem legislações sobre políticas monetárias e fiscais, esses regulamentos podem influenciar positivamente ou negativamente as operações comerciais. A legislação de políticas fiscais e monetárias também podem encorajar alívios fiscais favoráveis ou prejudicar alguns modelos de negócio.

Forças Tecnológicas – É um fato bem estabelecido que a tecnologia da informação e da comunicação revolucionou as operações comerciais. As mudanças constituem ameaças e oportunidades para qualquer empresa. Procure sempre se atualizar sobre as diversas ferramentas tecnológicas.

Forças Socioculturais – As forças socioculturais têm a ver com as atitudes e os valores da sociedade. Estes em grande medida, moldam o comportamento do consumidor. As mudanças nos fatores socioculturais também afetam as empresas em suas relações internas e externas, pois o impacto das forças socioculturais pode ocasionar mudanças de condutas e de responsabilidade social da empresa.

Deixe um comentário