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A DIFERENÇA ENTRE OUTBOUND E INBOUND MARKETING

É engraçado como tudo que você conhece pode mudar em tão pouco tempo. Quando me formei em Marketing na graduação, o Outbound Marketing era “a forma de fazer as coisas”, também conhecido como “marketing tradicional”, tem como principal objetivo trazer os clientes através da oferta de produtos e serviços. A ideia dessa metodologia é ir ativamente atrás do cliente, principalmente por meio de ações promocionais. Esse tipo de marketing cresceu muito pelo uso das propagandas nas mídias tradicionais, com as famosas chamadas “compre agora”, “não perca”, “só até amanhã”, esses conhecidos apelos publicitários refletem bem o conceito do Outbound Marketing.

E então veio a internet com o seu Marketing Digital, e a forma de “fazer as coisas” mudaram consideravelmente com a nova era. Como o cliente busca o que ele quer, o objetivo agora é atrair e fidelizar os clientes pelo Inbound Marketing, ou o “marketing da atração”, neste, a ideia não é ir atrás do cliente e ofertar, mas sim despertar o interesse dele para que ele venha até a empresa. Mas como fazer isso? Através do popular “Content” ou Marketing de Conteúdo, provendo conteúdos de qualidade para o seu público, afinal, quem ajuda o cliente a se informar ou quem melhor se alinha ao perfil do seu público-alvo, melhor se conecta e promove uma parceria inquebrável, pois se bem trabalhado, os valores do seu cliente podem se identificar com os da marca, e isso é muito valioso. É por isso que existem tantas empresas de Content, geração de conteúdo, no mercado.

Então quer dizer que agora eu devo focar e só trabalhar com Inbound Marketing? Na minha opinião, não! O ideal é saber mesclar essas duas metodologias de uma forma equilibrada. Por exemplo: envio de e-mail marketing (Outbound) + gestão de conteúdo nas redes sociais (Inbound). Outra opção: campanha de display (Outbound) + ativação de blog no site (Inbound). Enfim, as ideias e as estratégias são infinitas, tanto no meio ON como no OFF. O importante é que você entenda como funcionam essas duas metodologias básicas do marketing, pois só as compreendendo, você poderá equilibrar as suas ações de forma devida e ter sucesso na aplicação do marketing na sua marca.

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