Para falarmos sobre o conceito de Marketing não podemos deixar de falar em Philip Kotler, o pai do marketing, criador da bíblia do Marketing, publicada em 1967, Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle. Por ele foram criados conceitos básicos e extremamente atuais, além de ter proporcionado a devida importância ao Marketing, como também, impactado a abordagem do foco dos negócios, ampliado o conceito de Marketing, e desenvolvido novos conceitos.
Para Philip Kotler o marketing é um processo tanto administrativo quanto social, pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam, através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.
Entende-se o início do processo através da Segmentação, onde você reconhece que não consegue servir a todos os clientes com o mesmo nível de satisfação, logo, para que isso aconteça é preciso definir um público-alvo com características e necessidades similares entre si.
Após adotada a Segmentação, partimos para o Posicionamento, que é você mostrar aos seus clientes como você se diferencia dos seus concorrentes. Dentro desse posicionamento existem as seguintes versões de Marketing que podem ser adotadas através de ações, são essas:
Marketing 1.0 – O tipo de marketing que a maioria das empresas opera. É basicamente sobre lucrar alcançando a mente das pessoas e oferecendo um serviço de boa qualidade.
Marketing 2.0 – É definido a partir do empenho que as empresas têm em conhecer melhor seus clientes e seus hábitos para assim fabricar e vender produtos e serviços que atendam melhor as suas necessidades. As empresas analisam inúmeros dados para conhecer melhor sua audiência.
Marketing 3.0 – Nessa versão as empresas não estão apenas interessadas em seu público-alvo, mas também em fazer do mundo um lugar melhor. Neste estado as empresas apresentam três fatores de importância: produtos, serviços e valor.
Marketing 4.0 – Para Kotler esse é o estado mais avançado de Marketing. A ideia por trás do Marketing 4.0 surge da consolidação do mundo digital e da necessidade das empresas estarem presentes nesse ambiente. Desta forma, somam-se aos demais conceitos a ideia do relacionamento próximo e personalizado com os consumidores, assim como o uso de dados para mensuração e estratégias.
Agora como o Marketing Digital entra nesses tipos de Marketing?
Pode ser considerado um Marketing 4.0 apenas por este estar presente na era digital? Definitivamente não, pois você pode estar aplicando o Marketing 1.0 através do Marketing Digital, entende? Vamos entender agora o conceito desse novo marketing!
Nos anos 90, a internet passou por um forte crescimento, chamamos esse período de Web 1.0, quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis ao público geral. Foi quando surgiu o Google, neste período, o de nascimento da internet como a conhecemos, que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.
O Marketing Digital é uma forma de fazer e conceituar o marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online. Usando canais digitais como: blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e muitos outros mais.
Outro fator importante que faz com que o Marketing Digital seja a nova tendência, além da forte presença dos consumidores atuais nesse ambiente, é que esse possui os melhores meios para calcular o retorno sobre cada investimento, a sua mensuração é incrivelmente mais fácil e mais precisa.
Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing. Mas o que quero que você entenda é que a aplicação do Marketing Digital sem a base do Marketing do Kotler de 1967 é pobre, rasa e não duradoura para uma marca ou negócio. Por isso lhe convido a vir comigo, nesse conteúdo aprofundado, na medida certa, para que você conheça de forma leve, todas as áreas e práticas desse universo chamado Marketing.