O público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante, e por isso, devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que ela oferece. Para entender o seu público-alvo são necessárias informações como: comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, preferências, dentre diversas outros mais.
O importante é que quanto maior o número de informações e mais completo, melhor o perfil é estabelecido, e maior é a chance da sua empresa manter um bom relacionamento com o cliente. Vamos entender como trabalhar essas informações:
- Dados Demográficos – Para entender o perfil demográfico do seu público, pode ser que você tenha de responder algumas questões sobre este, como:
- Gênero
- Idade
- Renda/ Classe Social
- Nível de Educação
- Estado Civil
- Dados Geográficos – De onde são as pessoas que compram de você? Onde vivem? Vivem próximas? Estão só passando pelo local?
- Características Psicológicas – Em alguns grupos, características comportamentais exercem um peso muito maior para a compra. Se for o caso do seu modelo de negócio você precisa saber, quais os fatores determinantes?
- Características Culturais – O entendimento sobre a tradição de um país, ou uma determinada região, é de extrema importância para a aplicação de uma estratégia, visto que se o posicionamento da marca se opuser a certas tradições, essa estratégia pode sofrer uma forte retaliação.
- Geração – Gerações variam de uma para outra e, em alguns casos, são completamente diferentes entre elas. Se fizer diferença para o seu negócio, de qual geração são seus clientes? Geração Y, Baby Boomers ou quem sabe Millenials?
- Ciclo de Vida – Assim como características comportamentais, estar em um determinado momento de vida pode exercer grande influência. Como um casamento ou uma gravidez, por exemplo.
- Estilo de Vida – O estilo de vida, que compreende como a pessoa gasta seu tempo, é outro aspecto que define o comportamento do consumidor. Dependendo de quais são os interesses, preocupações, hábitos diários, aspirações futuras e círculo de amigos, cada pessoa terá diferentes maneiras de observar e consumir produtos e serviços.
- Princípios e Crenças – Os princípios e crenças de uma pessoa fazem parte de um conjunto de valores que estão intimamente ligados a quem ela é. Isso quer dizer que não adianta fazer campanhas de marketing ou usar qualquer outra tática que vá contra os princípios do seu público. Por outro lado, investir nas causas e valores que são importantes para os clientes é uma abordagem que tem altas chances de sucesso.
Por fim precisamos entender o conceito de Buyer Persona, que difere de público-alvo, pois apesar de parecidos, eles possuem diferenças cruciais. Ao contrário do público-alvo que pretende dar uma visão geral de quem são seus potenciais clientes, a Buyer Persona representa seu comprador ideal através de uma identidade bem definida, enquanto o público-alvo é uma representação mais geral. Mas a grande vantagem ao se produzir a Buyer Persona é que a definição do público-alvo aparece como consequência desse estudo.