Para começar a entender o marketing acredito que o primeiro passo é entender o conceito de Mix de Marketing, criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler.
Os 4 P´s do marketing são os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Também conhecidos como Mix ou Composto de Marketing. Vamos entender o conceito de cada:
PRODUTO – São todas as características que terá aquilo que sua empresa vai oferecer ao mercado. Se for um produto são os conhecimentos sobre: tamanhos, cores, qualidades físicas, benefícios e tudo que o caracteriza. Se for um serviço: funcionalidades, especificidades, diferenciais e etc. Por fim, é o conjunto de atributos, tangíveis e intangíveis que é ofertado.
PREÇO – É o valor cobrado pelo produto ou serviço que você oferta ao mercado. Tanto o produto como o serviço podem pertencer a várias categorias, que vão desde as mais baratas até as de luxo, ou premium. O entendimento sobre as formas de pagamento, aplicações de desconto, e a aplicabilidade do preço são indispensáveis. A estratégia de definição de preços é parte fundamental dos 4 P´s na sua gestão.
PRAÇA – Entende-se pelo local onde seu produto ou serviço será ofertado. Nesse quesito a minha interpretação e conhecimento difere de outros especialistas, quando alguns indicam apenas os meios de venda eu entendo que a Praça pode ser considerado também: o bairro, a cidade, o estado, e até o país onde o negócio será inserido.
Logo, além de se tratar da localização, também está relacionado, ao PDV – Ponto de Venda, onde o público costuma procurar por aquele produto ou serviço, quais são os tipos de PDV´s existentes, se são físicos ou virtuais, e quais são os canais de distribuição daquele modelo de negócio.
PROMOÇÃO – Refere-se ao conjunto de estratégias de ações de marketing e os canais de divulgação que serão utilizados, podendo ser ações promocionais de vendas, de relações públicas, marketing direto, marketing digital, eventos e demais opções. Trata-se da concretização do planejamento de marketing, que se dará com campanhas publicitárias e esforços de comunicação, por meio dos quais sua empresa vai buscar os resultados definidos por esse plano de ações.