A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.
- Pesquisa Primária: quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados, ou, por algum profissional contratado para essa finalidade;
- Pesquisa Secundária: quando os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissional ou empresa especializada). Inclui-se aqui também os relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras companhias;
- Objetivo da Pesquisa: definir a qualidade ou variedade de produtos, otimizar preços, aumentar a cobertura de vendas etc.;
- Público-Alvo: fornecedores, concorrentes, clientes ou consumidores em geral;
- Amostragem: quantas pessoas serão entrevistadas, acredito que para uma pesquisa pequena e inicial, pode ser aplicada uma amostragem de 100 pesquisas;
- Roteiro: o formulário propriamente dito. É recomendável que as perguntas sejam sempre simples, imparciais e diretas, podendo ser qualitativas, quando abre para a pessoa responder por extenso, ou quantitativas, quando o participante escolhe opções pré-estabelecidas de respostas;
- Aplicação: realização da pesquisa e levantamento de dados;
- Análise: compilação, análise de respostas e panorama estatístico. Existem várias soluções para lhe ajudar a criar e analisar a sua pesquisa, mas a mais usual, por ser prática e gratuita, é o Google Forms.
Formulário de Pesquisa – O Roteiro
A pesquisa com o seu público-alvo ou clientes é uma das fontes mais ricas de informação que uma empresa pode obter. Para a criação de um formulário completo elenco a seguir algumas informações que não podem faltar em seu questionário:
- Gênero
- Idade
- Renda/ Classe Social
- Nível de Educação
- Estado Civil
- Geográfico
- Características Psicológicas
- Características Culturais
- Geração
- Ciclo de Vida
- Estilo de Vida
- Princípios e Crenças
- Comportamento de Consumo do Segmento