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PESQUISA DE MERCADO – Como fazer?

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.

  • Pesquisa Primária: quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados, ou, por algum profissional contratado para essa finalidade;
  • Pesquisa Secundária: quando os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissional ou empresa especializada). Inclui-se aqui também os relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras companhias;
  • Objetivo da Pesquisa: definir a qualidade ou variedade de produtos, otimizar preços, aumentar a cobertura de vendas etc.;
  • Público-Alvo: fornecedores, concorrentes, clientes ou consumidores em geral;
  • Amostragem: quantas pessoas serão entrevistadas, acredito que para uma pesquisa pequena e inicial, pode ser aplicada uma amostragem de 100 pesquisas;
  • Roteiro: o formulário propriamente dito. É recomendável que as perguntas sejam sempre simples, imparciais e diretas, podendo ser qualitativas, quando abre para a pessoa responder por extenso, ou quantitativas, quando o participante escolhe opções pré-estabelecidas de respostas;
  • Aplicação: realização da pesquisa e levantamento de dados;
  • Análise: compilação, análise de respostas e panorama estatístico. Existem várias soluções para lhe ajudar a criar e analisar a sua pesquisa, mas a mais usual, por ser prática e gratuita, é o Google Forms.

Formulário de Pesquisa – O Roteiro

A pesquisa com o seu público-alvo ou clientes é uma das fontes mais ricas de informação que uma empresa pode obter. Para a criação de um formulário completo elenco a seguir algumas informações que não podem faltar em seu questionário:

  •  Gênero
  •  Idade
  • Renda/ Classe Social
  • Nível de Educação
  • Estado Civil
  • Geográfico
  • Características Psicológicas
  • Características Culturais
  • Geração
  • Ciclo de Vida
  • Estilo de Vida
  • Princípios e Crenças
  • Comportamento de Consumo do Segmento

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